-
Arquitetos: WilkinsonEyre
- Ano: 2019
-
Fotografias:Peter Landers
-
Fabricantes: Altro, Bailey, Brise Soleil, Camira, Dales, Dyson, Metalwork, PERGO, QGS, Revit, Stil Acoustics, Stora Enso
Descrição enviada pela equipe de projeto. WilkinsonEyre finalizou uma vila para estudantes de graduação para o Instituto Dyson de Engenharia e Tecnologia, localizada dentro do Campus Dyson Malmesbury, em Wiltshire. O empreendimento tem áreas verdes e cápsulas modulares de habitação feitas de madeira, além de áreas comuns e um centro social e de aprendizado. Além de estabelecer uma nova tipologia para moradias estudantis, o projeto inova no desenho, no planejamento geral e na engenharia com tecnologias de construção pré-fabricadas realmente modulares para uma construção rápida.
O Instituto Dyson de Engenharia e Tecnologia representa um novo modelo de aprendizagem que integra um campus de ensino superior ao contexto da indústria comercial, pesquisa e desenvolvimento. A vila é onde uma nova geração de estudantes de engenharia viverá enquanto trabalham ao lado da Equipe de Engenharia Global da Dyson e estudam para obter um diploma em engenharia. A abordagem pioneira em relação aos materiais e construção, e um novo pensamento sobre o bem-estar dos estudantes, ecoa o espírito de inovação que está presente em todo o campus.
A vila foi projetada para acomodar até 50 estudantes do Instituto Dyson de Engenharia e Tecnologia, além de funcionários visitantes da equipe da Dyson. As cápsulas residenciais de alta qualidade foram fabricadas com madeira laminada cruzada em uma fábrica para possibilitar uma rápida montagem no local. As cápsulas são organizadas em unidades de dois a três andares de altura, para criar um espaço social acolhedor e ser uma adição atraente ao campus, juntamente com os grandes edifícios industriais.
Certas unidades possuem algumas cápsulas com balanço de até três metros, testando os limites das propriedades estruturais da madeira. As cápsulas também foram projetadas para aproveitar a massa térmica da madeira e fornecer espaços residenciais de alta qualidade e com eficiência energética. Em termos de estética, a madeira foi deixada aparente nos espaços internos, inclusive nas cozinhas e banheiros, para criar ambientes de estar aconchegantes e naturais por toda parte.
Como o bem-estar dos usuários era um dos principais objetivos do projeto, cada cápsula foi projetada com ventilação natural e grandes janelas com vidros triplos, anguladas individualmente para dar a cada morador uma visão ampla do campus. As cápsulas são revestidas externamente com painéis de alumínio e, dependendo de sua posição dentro de cada unidade, possuem telhados cobertos de sedimento.
Medindo 8m x 4m, cada cápsula tem uma planta livre que compreende uma zona de entrada com um chuveiro e toalete adjacentes, uma área de quarto central e um espaço de trabalho / de estar, posicionados para otimizar os níveis generosos de luz natural. As cápsulas foram fabricadas fora do canteiro de obras e cada unidade foi entregue ao terreno totalmente equipada, com móveis sob medida e armários embutidos para armazenamento, antes mesmo de serem içadas para sua posição final.
As cápsulas são organizadas em grupos de várias maneiras, dentro de um terreno em forma côncava, seguindo a curva da paisagem circundante. Cada grupo é composto por até seis unidades, incluindo uma cozinha compartilhada e lavanderia no nível intermediário, e uma área de entrada com recepção e depósito. Para criar a sensação de uma vila estudantil, cada cápsula possui sua própria porta da frente, com cápsulas mais baixas abrindo-se para o jardim, e as mais altas sendo acessadas por caminhos em rampas curvas de terra e escadas para o nível superior.
A variedade dinâmica de configurações dá um caráter residencial e informal à vila. Espaços verdes e caminhos determinam o movimento do usuário pela vila e fazem as conexões entre os alojamentos residenciais e a área social comum, chamado Roundhouse, no centro.